Make your own free website on Tripod.com

Regulamento


O regulamento do Campeonato Brasileiro 99 é parecido com o do ano passado. A única regra fundamental que muda é a do rebaixamento, já que não cairão para a Série B necessariamente os quatro últimos colocados do campeonato deste ano.

Os 22 times na disputa jogam entre si em turno único na primeira fase. Cada um dos clubes fará 21 partidas. Os oito times que somarem mais pontos se classificam para a segunda fase do torneio.

Em caso de empate em pontos ganhos entre duas ou mais equipes ao final da primeira fase, o desempate será efetuado observando-se os critérios abaixo, considerando-se todas as partidas realizadas na fase:
1 - maior número de vitórias;
2 - melhor saldo de gols;
3 - maior número de gols pró;
4 - confronto direto (empate entre dois times);
5 - sorteio.

Na segunda fase, os oito clubes classificados são emparceirados em quatro confrontos: A (1º x 8º), B (2º x 7º), C (3º x 6º) e D (4º x 5º). Os times jogam em sistema de playoffs, em melhor de três partidas. Se um clube vencer os dois primeiros jogos, já estará na semifinal.

Na fase semifinal, o vencedor do confronto A enfrenta o vencedor do confronto D, e o vencedor do B pega o vencedor do C. Os clubes vencedores das semifinais jogam a final, também em uma melhor de três jogos.

Ao final das partidas da segunda fase, semifinais e final, em caso de empate em pontos ganhos, os critérios de desempate serão:
1 - melhor saldo de gols na fase;
2 - melhor índice técnico na 1ª fase

Nos playoffs, o time de pior campanha na primeira fase (entre os dois que fazem o confronto) faz a primeira partida em casa. Os dois jogos seguintes são disputados no campo escolhido pelo time de melhor campanha na primeira fase.

Para as partidas de segunda fase e semifinais, os estádios deverão ter a capacidade mínima de 20.000 espectadores. Para as partidas da final, os estádios deverão ter a capacidade mínima de 30.000 espectadores.

Os quatro clubes de pior índice técnico, de acordo com a média de pontos obtidos nos anos de 1998 e 1999, descenderão para a Série B no ano 2000. Somente serão considerados os pontos obtidos na primeira fase de cada ano. Para Botafogo-SP e Gama, que não participaram da competição em 1998, será computada somente a média de pontos obtidos em 1999.

A média de pontos de 1998 será obtida através da divisão do número de pontos ganhos pelo número de partidas realizadas (23), e para 1999 a divisão será por 21. A média de pontos para definir o descenso será obtida através da soma das médias de 1998 e 1999 dividida por dois.

Em caso de empate na média dos pontos ganhos entre dois ou mais times para definir o descenso, será observada para desempate a classificação por pontos ganhos ao final da primeira fase de 1999.

Voltar